RSS

Blog

Workshop em Aveiro

No próximo dia 1 de Outubro vamos ter mais um workshop de Introdução à cianotipia em Aveiro, no espaço Alma de Alecrim. Ainda estamos há vagas portanto se tiveres interesse, Inscreve-te aqui. Para mais informações sobre o workshop e os temas abordados, clica aqui.

WORLD CYANOTYPE DAY

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Ciaotipia 2022! 

Desde 2015 que a cianotipia é celebrada todos os anos no último sábado do mês de Setembro, ou seja, hoje, e o tema deste ano é "Enlighten" (ou iluminar). Esta iniciativa começou no site Alternartive Photography mas rapidamente se espalhou por todo o mundo e hoje-em-dia muitos são os sites e organizações que aderiram. Este ano poderás ver as obras dos participantes aquiaqui, nas contas de instagram @blueprint_es, @labclube,  @alternativephotography_com e na Oak gallery na Califórnia. Para saberes mais sobre o evento e a sua organização clica aqui

Vamos estar no festival Analógica, na Chamusca

Nos dias 24 e 25 de Setembro deste ano vai acontecer mais uma edição do festival "Analógica" na Chamusca, distrito de Santarém e claro, nós vamos estar presentes. Vamos estar no domingo de manhã a dar um workshop de introdução à cianotipia (o qual te podes inscrever aqui) e também na feirinha que decorrerá o dia todo. Além disso estarão também presentes no festival actividades como exposições, visitas guiadas, passeios fotográficos e ainda uma câmera obscura, a qual vai ser inaugurada no dia 24. Se estas não são razões suficientes, espreita o resto do programa aqui. Vemo-nos por lá?

Artistas que trabalham com cianotipia #9

“I want my photographs to tell stories. And I want stories that come from moments of life, like a still from an old movie. Movement and pain and the simple joys of being alive are frozen in time. Only a glance is needed to read the lines between people and find the story.”

Este mês damo-vos a conhecer a artista americana Heather Evans Smith, cujo trabalho fotográfico retrata as suas memórias e raízes sulistas. Trabalha sobre temas como a maternidade e a feminilidade e explora as suas ideias acerca da memória, da perda e da família de forma conceptual. O seu trabalho já foi exibido em locais como o museu Fox Talbot em Inglaterra, na galeria Leica em Milão, entre outros. Já recebeu também diversos prémios entre os quais Critical Mass 2014, 2018 e 2021. Durante o confinamento começou a criar cianótipos por forma a aproveitar a dádiva que era o sol numa época tão negra como foi o Covid. Lançou este ano, 2022, o seu terceiro livro de autor intitulado Blues. Podem descobrir mais sobre o seu trabalho aqui

 

Livros de Cianotipia


Neste dia Internacional do Livro decidimos revisitar a nossa estante e mostrar-vos algumas ideias para rechearem as vossas casas se assim o desejarem. Somos colecionadores ávidos de livros e, embora não tenhamos tantos livros quanto desejávamos, a verdade é que todos os anos a nossa estante vai ficando cada vez maior. Aqui na imagem mostramo-vos os livros que estão diretamente relacionados com a cianotipia mas temos muitos outros que abordam a fotografia analógica ou outros processos e formas de fotografar. A contar de cima para baixo e da esquerda  para a direita temos:

- Analog Journal #5 - Near Earth Objects, de Dominic Smith

- The Book of Alternative Photographic Processes, de Christopher James

- Fotografia Híbrida, de Danny Bittencourt

- Experimental Photography - A handbook of techniques, de vários autores

- Cameraless Photography, de Martin Barnes

- Cyanotype, de Peter Mrhar

- Cyanotype on Fabric, de Ruth Brown

- The Bluest of Blues, de Fiona Robinson

- Ultra Violenta #15, de vários autores

 

E vocês? Que livros de cianotipia ou outros processos alternativos têm na estante? Partilhem connosco!