RSS

Posts de '2019' 'junho'

Como fazer um catavento


Tens alguns restinhos de cianotipia que não sabes o que fazer com eles? Queres aprender a fazer um catavento? Esta é uma maneira gira e prática de aproveitares esses restos e ainda usares a imaginação. Vamos lá então. Primeiro precisas de um pedaço de papel quadrado. Precisas também de cola, uma tesoura, pionés, um pedaço de madeira fininho e ainda um martelo. A primeira coisa a fazer é dobrar o papel em dois triângulos, verticalmente opostos como mostra a imagem. 

De seguida, cortamos os quatro cantos até meio do papel. Ficando com o nosso quadrado como mostra na última imagem de cima. Seguidamente colocamos um pouco de cola em cada extremidade com espaçamento de uma, isto é, colocamos numa esquina, na seguinte não colocamos, na outra voltamos a colocar e assim sucessivamente. No final ficamos com quatro pontas com cola e quatro pontas sem cola. 

O passo seguinte é juntar as quatro pontas que têm cola no centro e fazer pressão para que fiquem juntas. Depois é só esperar que seque e finalmente colocamos o nosso pioné. Com a ajuda do martelo ligamos o nosso catavento ao pedaço de madeira. 

E já está... temos o nosso catavento pronto, agora é só colocá-lo ao vento! Seja a enfeitar num vaso de plantas, seja na relva, seja dentro de casa, no quarto dos miúdos. Ideias não faltam! Aproveitem!