RSS

Posts de '2021' 'janeiro'

5 coisas criativas para fazer em casa

À procura de coisas giras para fazer?

Como todos sabemos Portugal está neste momento em confinamento obrigatório, pela segunda vez, devido ao Covid-19. Por esse motivo decidimos trazer aqui algumas ideias para o ajudar a superar este período em que temos de estar em casa e dar largas à criatividade. Existem imensas coisas que poderíamos enumerar mas vamos deixar aqui apenas 5 ideias.

 

1. Aprender a fazer cianótipia.

Como não podia deixar de ser a nossa primeira dica é aprender a fazer cianotipia. É um processo tão simples e as possibilidades são infinitas! Desde estampar tecidos, imprimir fotografias manualmente, fazer os nossos próprios objectos de decoração, roupa, acessórios, cerâmica, madeira, vidro, entre tantas outras coisas! E o mais interessante é que a cianotipia é originalmente em tons de azul mas não tem de ser sempre dessa cor! Vê o nosso post sobre viragens para saberes como podes alterar as tonalidades. Do que estás à espera para pôr mãos à obra?

 

2. Aprender os pontos básicos da costura.

Outra ideia é aprenderes alguns pontos básicos de costura. Não tens de te tornar um expert da noite para o dia mas costura é algo que podes usar não só por necessidade mas também como forma criativa de adicionares alguns detalhes às tuas roupas e acessórios ou às tuas obras de arte. Aprende mais aqui.

 

3. Criar um albúm de fotografias para 2021.

Como o ano está no inicio, não há melhor altura para começar um albúm de fotografias do que agora. Todos os anos é a mesma coisa, tiramos imensas fotografias com os nossos telemóveis e acabamos sempre por nunca as imprimir, o que, poderá levar à sua perda. Porque não aproveitas esta altura em que tens mais tempo para começar a fazer um albúm? Podes fazê-lo de raíz juntando algumas folhas e coser ou podes comprar já feito mas sendo que este post é sobre coisas criativas para fazer, nós aconselhamos a que o faças à mão. E quem diz um albúm de fotos, diz um caderno criativo, um scrapbook, um junk journal, um bullet journal, enfim, há possibilidades para todos os gostos!

 

4. Começar uma pequena horta em casa.

Quem  nunca pensou em começar uma pequena hortinha em casa? Hoje em dia, com o conceito de sustentabilidade tão presente nas nossas mentes, é mais fácil valorizarmos a terra e os proveitos que dela podemos retirar. É tão fácil ir ao supermercado e ter lá tudo e mais alguma coisa à nossa espera mas com o tempo começamos a valorizar mais o facto de que os alimentos melhores para o nosso corpo são os alimentos biológicos, o nosso cérebro usar a jardinagem como forma de terapia, o contacto com a terra fazer-nos valorizar mais os alimentos, e muitas outras vantagens que poderíamos inumerar. Porque não aproveitar a pandemia para nos reconectar-mos com a natureza e começarmos um novo projecto pessoal? 

 

5. Experimentar e misturar várias técnicas.

 

Hoje em dia existe o conceito de "mixed media" que, como o próprio nome indica, é uma mistura de várias técnicas. Pode ser uma mistura de pintura com desenho, com colagem, com cianotipia, com fotografia, com texto, e até com plantas e outros objectos. O objectivo é mesmo dar largas à imaginação. Porquê usar apenas uma técnica se podes usar quatro ou cinco? Não tens de ser um artista, basta ficares satisfeito com o resultado. Pode ser algo concreto ou abstrato e na maior parte das vezes é abstrato mesmo. Desde que te libertes e experimentes, o resultado só pode mesmo ser bom!

 

E pronto, foram estas as 5 coisas criativas que deixamos de sugestão para que tenhas um confinamento mais criativo e mais produtivo também. Esperamos que tenhas gostado e se decidires fazer alguma delas, por favor indica nos comentários quais fizeste e quais gostaste mais. Podes também partilhar imagens nas nossas redes sociais usando a #mariaazul. Keep creative!