RSS

Posts de '2022' 'outubro'

Diferentes tons de cianotipia

Já fizemos anteriormente um post sobre como alterar as tonalidades de um cianótipo, se ainda não o leste, clica aqui. Desta vez, continuámos com as experiências e chegámos a novas tonalidades. Vamos dizer-te quais são os banhos que encontras na imagem de cima para baixo, da esquerda para a direita respectivamente: água, vinho tinto, chá de casca de cebola, chá verde, chá de canela, chá de cascas de romã, chá preto, chá de casca de carvalho e finalmente café. E tu? Já experimentaste algum destes banhos? Conta-nos tudo nos comentários :)

Cianotipia vs Van Dyke

 

Quais as diferenças e semelhanças entre os processos de Cianotipia e de Van Dyke? Para começar, ambos são processos alternativos de impressão fotográfica e ambos foram descobertos na mesma altura, em 1842, pelo mesmo cientista Sir John Herschel. Quanto à cianotipia, se ainda não sabes o que é, clica aqui para aprenderes mais. Quanto ao Van Dyke, é um processo de impressão que utiliza sais de ferro e sais de prata que reagem à luz ultravioleta para produzirem uma imagem em tons de castanho. O nome Van Dyke foi dado em homenagem ao pintor Anthony van Dyck  já que produz imagens em tons de preto, sépia e castanho tais como na sua palete.

Portanto, quanto às semelhanças, ambos os processos utilizam citrato de ferro amoniacal na sua composição, ambos foram descobertos por Herschel e ambos reagem à luz ultravioleta.

Quanto às diferenças, o processo de Van Dyke é um pouco mais tóxico que a cianotipia, uma vez que utiliza sais de prata na sua composição; é um processo que implica o uso de fixador, ao contrário da cianótipia que apenas necessita de ser lavada em água; e, finalmente, é um processo limitado no que toca ao controlo dos níveis de contraste. 

 

Se tiveres alguma dúvida ou quiseres saber mais, deixa nos comentários. Diz-nos se já experimentaste ambos os processos e qual preferes :)

Vamos estar no Photofest, em Cantanhede!

No próximo dia 15 de Outubro podes vir adquirir o teu material de cianotipia no pavilhão do Mercado Municipal de Cantanhede entre as 10h e as 20h. Esperamos lá por ti!