RSS

Posts de '2024' 'fevereiro'

É possível fazer fotografia pinhole com cianotipia?

É possível fazer fotografia pinhole com cianotipia?

Já muito pesquisámos sobre o tema e nunca chegámos a uma conclusão plausível. Para começar, para quem não sabe, fotografia pinhole ou fotografia estenopeica é aquela fotografia que se faz sem uma lente, isto é, apenas com um oríficio a servir de entrada de luz. Pode ser feito com uma câmera fotográfica ou com uma caixa ou lata em que, com uma agulha, abrimos um orifício e apenas esse orifício deixa entrar a luz. Se quiserem saber mais sobre este tipo de fotografia existem imensos sites e livros que podem consultar incluindo este. Existe inclusivé o dia mundial da fotografia pinhole que podes consultar aqui.

 

Mas voltando à nossa questão, conseguimos fazer este tipo de fotografia com cianotipia? Em alguns sites diz que é impossível, uma vez que o ISO do papel sensibilizado com cianotipia é muito baixo e portanto quando exposto ao sol através de um oríficio do tamanho de uma agulha, não consegue ser sensibilizado. Noutros sites diz que é possível mas que o tempo de exposição pode ser de vários dias ou meses. Nós quisemos fazer a experiência e vamos mostrar-vos os resultados.

 

Para a nossa experiência, utilizámos uma lata de cerveja como "câmera" e colocámos o papel sensibilizado no próprio dia, mais ou menos uma hora após secar a emulsão. Deixámos a lata numa janela, virada para o exterior durante um mês e o resultado que obtivémos foi este. 

 

Uma vez que na fotografia pinhole obtemos o negativo da imagem e não a imagem final, o próximo passo foi digitalizar a imagem e invertê-la no photoshop. Há uns tempos atrás fizemos uma fotografia pinhole usando papel fotográfico, com esta mesma lata, durante o mesmo período de tempo e portanto podemos comparar os resultados:

Portanto, em jeito de conclusão, sim, é possível fazer pinhole com cianotipia mas os resultados podem não ser tão nítidos como pretenderíamos. Além disso, poderíamos dizer que é mais uma solarigrafia do que uma pinhole devido ao tempo de exposição... A nossa experiência durou apenas um mês, pelo que poderíamos ter resultados diferentes deixando mais tempo exposto, será a nossa próxima experiência! Esperamos ter ajudado a desmistificar um pouco esta questão e convidamo-vos também a experimentar e partilhar connosco as vossas experiências! Até breve!