RSS

Posts de '2022' 'dezembro'

Cianotipia vs Antotipia

Quais as diferenças entre antotipia e cianotipia? E porquê usar uma em vez da outra?

Para começar, para quem não sabe o que é a antotipia vamos deixar aqui uma pequena definição:

Antotipia: É um método de impressão fotográfica totalmente ecológico que utiliza como matéria prima corantes orgânicos de origem vegetal (flores, raízes, frutos e até especiarias).

Cianotipia (clica para veres a definição completa do processo de cianotipia)

 

Bem, antes de falarmos nas diferenças, vamos falar nas semelhanças. Ambos são processos alternativos de impressão e ambos foram descobertos por volta de 1842 pelo senhor John Herschel, quando estudava as formas de fixar uma imagem ao papel ou a uma qualquer outra superfície. Ambos os processos necessitam que a superfície onde queremos estampar seja coberta com a devida emulsão e ambos recorrem à radiação ultravioleta como forma de fixar a imagem.

 

Relativamente então às diferenças... Em primeiro lugar a cianotipia utiliza químicos à base de ferro para reproduzir a sua cor azul da prússia, enquanto que a antotipia utiliza pigmentos naturais das plantas para criar as suas cores. A cianotipia apenas reproduz a cor azul (numa primeira instância) enquanto que a antotipia pode reproduzir diversas cores consoante o tipo de planta que escolhemos. Outa diferença é o facto de a cianotipia utilizar negativos das imagens que quer reproduzir enquanto que a antotipia utiliza positivos. Ou seja, num negativo as partes que estam expostas à luz ultravioleta são as que ficam com a cor azul enquanto que na antotipia, as partes que não apanham luz solar é que ficam mais escuras que as que apanham. Os tempos de exposição também são diferentes. A cianotipia pode demorar apenas minutos a estar pronta enquanto que a antotipia usualmente demora mais tempo podendo demorar semanas. De referir que ainda que a impressão em cianotipia, depois de revelada tem uma duração de pelo menos 200 anos enquanto que a antotipia se vai desvanecendo com o passar do tempo - pode até durar apenas uns dias se for exposta à luz solar directa. 

 

E então ficaram esclarecidos quanto a este dois métodos de impressão?

Qual dos dois preferem e porquê? Deixem o vosso feedback nos comentários :)

 

Até breve!