RSS

Posts de '2023' 'abril'

Artistas que trabalham com cianotipia #14

Este mês trazemos aqui à nossa rúbrica, a artista Rachel Cox. Rachel é uma artista contemporânea que trabalha sobretudo com artes visuais. Possui um mestrado em fotografia pela universidade do Novo México e o seu trabalho foi amplamente divulgado nos Estados Unidos e não só. Expôs em sítios como o Kemper Museum of Contemporary Art, o Cincinnati Contemporary Arts Center, o festival de fotografia de Belfast, Photo London e o Museu del'Elysee em Paris. Também apareceu em diversas revistas como a Time, Feature Shoot, Dodho, Te Guardian entre outros. Este trabalho que apresentamos aqui intitula-se "Wake up" e foi realizado entre 2020 e 2022, todo ele em cianotipia com viragem. Sobre o projecto a autora diz "Recentemente tenho explorado a ideia do que é um lar. O que significa esse termo para mim e para os outros, e as formas como os americanos veem o lar como uma instituição que significa riqueza, prosperidade e harmonia. (...) As casas nesta obra são como uma metáfora, uma construção que possui a capacidade de moldar a mente das pessoas e a compreensão sobre o mundo. Exploro a ideia de lar não apenas como um símbolo mas também como uma instituição onde as práticas de tolerância e empatia variam amplamente (...)"

Este projecto ganhou o primeiro prémio no concurso de processos alternativos de impressão fotográfica e pode ser visto no Soho gallery, em Nova Iorque. Para verem o trabalho completo da artista cliquem aqui.

 

 

Cianotipia, Lúmen e Cianolúmen

Hoje vamos falar-te da diferença entre cianotipia, lúmen print e cianolúmen. Para começar, todos eles são processos alternativos de impressão fotográfica. A cianotipia é feita usando uma emulsão à base de sais de ferro que se aplica em papel (normalmente) de aguarela, e atua sobre uma luz ultravioleta que faz com que os sais de ferro oxidem aparecendo assim a cor azul. Já o lúmen é feito com papel fotográfico e portanto a sua emulsão é à base de sais de prata, que, expostos ao sol, também irão reagir conferindo asssim diferentes tonalidades consoante a marca do papel. Já o cianolúmen é uma mistura de ambas as técnicas, isto é, emulsiona-se o papel fotográfico com a solução da cianotipia fazendo com que tenhamos dois químicos a reagir com o sol: o ferro e a prata. Os resultados são um pouco mais imprevísiveis mas não deixam de ser maravilhosos. Ficaram curiosos? Digam-nos nos comentários qual dos processos já experimentaram e qual preferem.