RSS

Posts de '2021' 'outubro'

Artistas que trabalham com cianotipia #5

E estamos de volta com a nossa rúbrica mensal sobre artistas que trabalham com cianotipia. Desta vez damo-vos a conhecer a artista Linda Clark Johnson, uma artista americana contemporânea que vê na cianotipia um meio de se expressar. Segundo a artista, a arte é a sua grande paixão desde há muito tempo. Estudou arte e design gráfico na universidade e tem um mestrado em artes na educação. Toda a sua carreira foi dedicada ao design gráfico e à ilustração mas em  1998 voltou a estudar para ser professora e a partir daí começou a partilhar a sua paixão artística com os seus alunos. Hoje em dia trabalha como artista, professora de arte e empreendedora e não podia ser mais feliz. 

De entre os seus trabalhos destacam-se as colecções "Summer Reading", "Mend", "Solar Alchemy", "The solstice collection", "Dream Time" e "Warm+Cozy Nests". Sobre o primeiro, "Summer Reading" a artista utiliza o livro antigo reciclado como ponto de partida de cada cianoótipo dando a estes uma nova vida. As encadernações expostas e páginas rasgadas conferem-lhes uma textura rústica e um certo charme. 

Relativamente à colecção "Mend", começou como uma resposta à pergunta "O que nos move?" e também como uma questão de praticidade pandémica. Adotou o ditado 'não desperdice nada' e pensou nas mulheres como a sua mãe que salvou tudo o que tinha durante tempos difíceis como a segunda guerra mundial e a grande depressão. Pensou também nos grupos de mulheres que se reuniam para costurar, conversar e trocar dicas. Quais eram os seus valores? O que as fazia mover?


Relativamente à série "Solar Alchemy", a artista recorre à técnica de cianotipia húmida para dar vida aos seus trabalhos. O mesmo acontece na série "The Solstice collection". Já na série "Warm+cozy nests" a artista revela uma apetência para o simbolismo do ninho como sendo o lar, o local de aconchego e segurança, um local para crescer e realiza uma série de trabalhos sempre com a mesma imagem deste ninho, um desenho que um amigo lhe ofereceu de presente e que permitiu a artista extrapolar as suas possibilidades.


Podemos encontrar os seus trabalhos em galerias, no seu site ou nas suas redes sociais

Esperemos que tenham gostado de ficar a conhecer o trabalho desta artista e voltaremos em breve com mais inspirações para vocês!