RSS

Posts de '2023' 'julho'

6 Festivais de fotografia analógica

 

 Hoje trazemo-vos 6 festivais de fotografia analógica e experimental para que possas planear as tuas próximas férias. Todos anos existem festivais a que podemos ir e, embora os de música sejam os mais conhecidos, a verdade é que existem muitos mais festivais por aí que merecem também maior reconhecimento por parte do público. E claro, já que a nossa praia é a fotografia, não poderíamos não partilhar estes festivais convosco. São eles: 

Se quiseres partilhar outros festivais de que tenhas conhecimento ou que tenhas ido e gostado, partilha nos comentários para que mais pessoas possam ver :) 

 

WORLD CYANOTYPE DAY 2023

Tal como no ano passado, este ano o coletivo "Alternative Photography" estabeleceu a data do dia mundial da cianotipia, que será no dia 30 de Setembro de 2023. O tema é "inheritance" e já podem enviar as vossas imagens para participar na comemoração deste dia simbólico. Sabe mais sobre o evento e como podes fazer parte dele, aqui.

Artistas que trabalham com cianotipia #17

 Mais um mês, mais um artista na nossa rúbrica "Artistas que trabalham com cianotipia". Para este mês trazemos a artista britânica Anne Guest. Segundo a própria, Anne cria peças de arte únicas e originais inspiradas na beleza, fragilidade e vulnerabilidade do mundo natural. Passa muito do seu tempo imersa na natureza uma vez que o seu estúdio tem vista para o campo em North Worcestershire. Costuma obter inspiração para ideias enquanto passeia os seus cães, anda a cavalo ou faz apicultura. Embora Anne use uma variedade de mídias para o seu trabalho artístico, atualmente explora a cianotipia pois gosta da combinação de materiais naturais com colagem e com a cor monocromática que o processo apresenta. Anne tem um mestrado em Belas Artes e expõe com regularidade tanto individualemnte como em colectivo. Foi selecionada para várias exposições e prémios, incluindo o Prémio de Desenho Jerwood e Ruskin. O seu trabalho pode ser encontrado em exposições públicas e privadas. As imagens que apresentamos acima fazem parte do projecto "Wild Clocks" que explora ideias acerca da influêcia que a rotação do sol tem na fauna e na flora; e as imagens abaixo fazem parte do projecto "The naturalists" que é uma série de imagens que celebra as contribuições que as mulheres naturalistas fizeram na conservação das espécies. 

Podem consultar o seu website aqui e as suas redes sociais aqui. Esperamos que tenham gostado, para o mês que vem haverá novos artistas por aqui. Até lá, boas férias, se for o caso :)

Vamos voltar à Chamusca para o festival Analógica

Nos dias 22 a 24 de Setembro deste ano vai acontecer mais uma edição do festival "Analógica" na Chamusca, distrito de Santarém. E claro, nós vamos estar presentes! Vamos estar no domingo de manhã na feirinha que decorrerá o dia todo. Além disso estarão também presentes no festival actividades como exposições, visitas guiadas, passeios fotográficos entre outras coisas. Se estas não são razões suficientes, espreita o resto do programa. Vemo-nos por lá?