RSS

Posts de '2023' 'junho'

Como fazer negativos sem usar o Photoshop

Queres aprender a fazer negativos das tuas imagens sem usar o Photoshop?

Muitas pessoas ficam atrapalhadas por não terem o Photoshop quando chega a hora de editar uma imagem. Há quem use diferentes aplicativos ou quem faça com o próprio editor que já vem configurado no telemovel. Nós aqui vamos dar-te apenas mais uma opção. O site Lunapic é um editor de imagens que te permite aplicar diferentes filtros mas também fazer alguns ajustes básicos. Para fazeres o teu negativo, tudo o que tens de fazer é clicar em "upload", "escolher o ficheiro" e selecionares dentro do teu ambiente de trabalho, qual a imagem que queres trabalhar.

Assim que a imagem estiver aberta basta passá-la para Preto e Branco. Para isso clicas em "Filters" e depois "Black and White".

Após veres que a tua imagem está efectivamente a preto e branco, vamos inverter as cores, tornando-a no seu negativo. Para isso voltamos a clicar em "Filter" e de seguida em "Negative". 

Uma vez que já temos a nossa imagem negativa, basta guardá-la novamente no nosso computador fazendo "File" e de seguida "Save Image". Irá aparecer depois as diferentes opções de ficheiro e poderão guardar como jpeg, por exemplo. 

Uma vez guardada a imagem basta levar a uma papelaria ou centro de cópias e pedir que imprima em acetato. Também podem adquirir acetatos para impressoras a jato de tinta e imprimir na vossa impressora de casa. Não há desculpas para não imprimirem as vossas imagens em cianotipia! Alguma questão que tenham, podem sempre perguntar. Vamos transformar as nossas fotografias em peças originais?

Artistas que trabalham com cianotipia #16

Para quem não sabe, no final do mês passado e ínicio deste mês, nós fomos, pela segunda vez, à Islândia. E portanto pensámos que podíamos adaptar este mês ao tema: Islândia. E, como tal, não poderíamos trazer um artista para esta rúbrica, que não fosse islandês. Foi então que decidimos vir aqui dar a conhecer a artista Igna Lisa Middleton e o seu projecto "Thoughts of Home". Igna tem dupla nacionalidade (inglesa e islandesa) e após formar-se em fotografia, cinema e animação, trabalhou com vários clientes na indústria do cinema e da fotografia comercial até que, como tinha um fascínio pela fotografia experimental, decidiu começar a expor as suas cianotipias. De entre os seus projectos destacam-se "Oceans in the Age of Humans", Phytoplankton", "Underwater Wonders", "Tip of the iceberg" e "Thoughts of Home". 

Este último projecto consiste numa série de cianótipos sobre a Islândia. As imagens têm duplo significado: por uma lado elas ilustram símbolos poéticos da Islândia, e por outro mostram a sua utilidade prática. Por exemplo as cascatas fabulosas que funcionam como uma força de energia hidroelétrica; o cavalo islandês que durante muitos anos serviu como único meio de transporte no país, etc. Podem ver todos os seus projetos no seu site e também segui-la através das redes sociais